FBN I Homenagem – 29 de outubro – Aniversário da Biblioteca Nacional do Brasil e Dia Nacional do Livro.

No dia 29 de outubro, comemora-se o aniversário da Biblioteca Nacional do Brasil e o Dia Nacional do Livro.

Fachada principal do edifício. Na obra "Avenida Central, 8 de março de 1903-15 de novembre de 1906" de Marc Ferrez, consta o projeto deste edifício. colotipia, p&b. Reprodução fotomecânica. Colotipia. 64,4 x 99,6 cm.

Fachada principal do edifício. Na obra “Avenida Central, 8 de março de 1903-15 de novembre de 1906” de Marc Ferrez, consta o projeto deste edifício.
colotipia, p&b. Reprodução fotomecânica. Colotipia. 64,4 x 99,6 cm.

Por decreto de 27 de julho, o acervo foi acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março. Em 29 de outubro, data oficial da fundação da Real Biblioteca, um novo decreto determinava que “nas catacumbas do Hospital do Carmo se erija e acomode a Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática, fazendo-se à custa da Fazenda Real toda a despesa conducente ao arranjo e manutenção do referido estabelecimento”. Por essa razão, o Dia Nacional do Livro também é celebrado nesta data.

O atual prédio da Biblioteca Nacional foi inaugurado 100 anos depois de a instituição ter-se instalado na Rua Direita. Projetado pelo construtor e engenheiro general Francisco Marcelino de Souza Aguiar, o prédio construído na então Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, possui salas de leitura e estudo para o público, divisões e gabinetes de trabalho para o pessoal da administração e outras dependências. O edifício tem estilo eclético, no qual se mesclam elementos neoclássicos e de art nouveau, com estruturas de aço e dentro de todas as exigências técnicas da época.

A imagem neste post é a reprodução fotomecânica da fachada principal do edifício-sede da FBN na obra “Avenida Central, 8 de março de 1903-15 de novembre de 1906” de Marc Ferrez.

Confira mais sobre a história da BN em https://www.bn.br/biblioteca-nacional/historico

Confira, também, o estatuto da Real Biblioteca, publicado em 1821, que abrange as normas a serem seguidas na instituição, após sua transferência para o Rio de Janeiro:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss636313/mss636313.html

‪#‎bibliotecanacional‬
‪#‎FBNnamidia‬
‪#‎fundacaobibliotecanacional‬

 

Anúncios

Uma resposta to “FBN I Homenagem – 29 de outubro – Aniversário da Biblioteca Nacional do Brasil e Dia Nacional do Livro.”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: