FBN I Homenagem – 8 de novembro de 1934, morre o médico, sanitarista e pesquisador Carlos Chagas

Acervo Biblioteca Nacional

Acervo Biblioteca Nacional

Nascido em 9 de julho de 1879, em Oliveira, Minas Gerais, Carlos Ribeiro Justiniano Chagas ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1897, ainda que o desejo de sua mãe fosse vê-lo formado em Engenharia. Formou-se em 1903, especializando-se no estudo experimental das doenças tropicais, com uma tese sobre Malária, desenvolvida no Instituto Soroterápico Federal ou Instituto de Manguinhos (que, a partir de 1908, passou a ser conhecido como Instituto Oswaldo Cruz).

Em 1907, Carlos Chagas foi para o norte de Minas Gerais para combater a malária entre os trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil. O médico permaneceu por dois anos nesta região, onde suas pesquisas o levaram a descobrir uma doença provocada por um protozoário até então desconhecido, que denominou de Trypanosoma cruzi, em homenagem ao seu mestre Oswaldo Cruz. Conhecida popularmente como Doença de Chagas, a Tripanossomíase americana tornou o médico mundialmente famoso, uma vez que, pela primeira vez na história da medicina, um pesquisador conseguiu descrever por completo o ciclo da doença, tendo identificado o vetor, o agente causal, o reservatório doméstico, a doença nos humanos e suas complicações.

Em 1918, o pesquisador foi convidado pelo governo brasileiro para chefiar a campanha contra a epidemia de gripe espanhola, que assolava a então capital federal. O sucesso de sua atuação pesaria decisivamente na escolha de seu nome para dirigir a reforma dos serviços de saúde pública do país, a partir de 1919, dando-lhe o cargo de Designado chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP). O médico faleceu em 8 de novembro de 1934, aos 55 anos, na cidade do Rio de Janeiro. (Fontes: http://www.canalciencia.ibict.br/notaveis/carlos_chagas.html e http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm…).

A Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional disponibiliza para consulta diversos documentos relacionados à vida e à época de Carlos Chagas, como a carta endereçada a Afrânio de Melo Franco, presente nesta postagem. Para conhecer melhor a Divisão de Manuscritos, assim como o seu catálogo, acesse: https://www.bn.br/explore/acervos/manuscritos

 

carta chagas

‪#‎FBNnamidia‬
‪#‎bibliotecanacional‬
‪#‎fundacaobibliotecanacional‬

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: