FBN | 16 de novembro de 1945: é fundada a UNESCO

unesco

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi fundada em 16 de novembro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o intuito de manter a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações. Atualmente, a UNESCO atua nas áreas de Comunicação e Informação, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Naturais, Educação e Cultura.

Em 1992, a UNESCO criou o Programa Memória do Mundo, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância de se preservar e dar acesso ao patrimônio documental da humanidade. O aspecto que mais se destaca no Memória do Mundo é o Registro da Memória do Mundo, criado em 1995. Trata-se de uma lista do patrimônio documental mundial recomendada pelo Comitê Consultivo Internacional (International Advisory Committee – IAC) e endossada pela diretora-geral da UNESCO. Os critérios de seleção para a inscrição de um acervo estão relacionados à sua importância mundial e ao seu destacado valor universal.

A Biblioteca Nacional, em função de seu vasto e rico acervo, busca participar anualmente do Programa Memória do Mundo. Esta é uma dentre as várias iniciativas da instituição para a preservação e a divulgação de suas coleções, inclusive em meios digitais. Entre os documentos do acervo da BN certificados com o selo Memória do Mundo está o livro “Cultura e Opulência do Brasil”, tida como uma das obras fundadoras da economia brasileira.

Para saber mais sobre a premiação do livro “Cultura e Opulência do Brasil”, acesse: http://bit.ly/2f4oqat

Conheça mais sobre o Programa Memória do Mundo em: http://bit.ly/2fXpa2t

#‎FBNnamidia‬
‪#‎bibliotecanacional‬
‪#‎fundacaobibliotecanacional‬

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: