FBN I História – 26 de novembro de 1696 – Morre Gregório de Matos

Gregório_de_Matos

 

Considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa no período colonial, Gregório de Matos nasceu em 20 de dezembro de 1636, em Salvador, e faleceu no dia 26 de novembro de 1696, em Recife. É o patrono da cadeira n.16 da Academia Brasileira de Letras (ABL), por escolha do fundador Araripe Júnior.

Foi também o primeiro poeta a cantar o elemento brasileiro, produto do meio geográfico e social. Influenciado pelos mestres espanhóis da Época de Ouro, como Góngora, Gracián, Calderón e Quevedo, Gregório de Matos é considerado o primeiro grande poeta brasileiro. Sua obra compreende poesia lírica, sacra, satírica e erótica.

Como poeta de inesgotável fonte satírica, não poupava o governo, a falsa nobreza da terra e nem mesmo o clero. Não lhe escaparam os padres corruptos, os reinóis e degredados, os mulatos e emboabas, os “caramurus”, os arrivistas e novos-ricos, toda uma burguesia improvisada e inautêntica, exploradora da colônia. Perigoso e mordaz, apelidaram-no de “O Boca do Inferno”.

Grande parte da sua obra satírica e pornográfica foi expurgada, em época que a imprensa estava oficialmente proibida no Brasil. Suas poesias corriam em manuscritos, de mão em mão, e o governador da Bahia, D. João de Alencastre, coligia os versos de Gregório de Matos e os fazia transcrever em livros especiais. Sobreviveram também cópias de suas obras feitas por admiradores, como do biógrafo Manuel Pereira Rabelo. (Fonte: ABL)

Saiba mais sobre Gregório de Matos Guerra na BNDigital, em: bndigital.bn.br/acervodigital/

#bibliotecanacional
#fundacaobibliotecanacional
#fbnnamidia

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: