FBN | dia 12 de dezembro, Belo Horizonte completa 119 anos

Para comemorar o aniversário de Belo Horizonte, oficialmente inaugurada no dia 12 de dezembro de 1897, a Biblioteca Digital disponibiliza a Planta Geodésica, Topográfica e Cadastral elaborada pela Comissão Construtora em março de 1895, que se encontra sob a guarda da Divisão de Cartografia da Fundação Biblioteca Nacional.

Belo Horizonte cresceu a partir do núcleo chamado de Arraial Curral del Rey e foi escolhida para ser a capital do estado de Minas Gerais em 1893. Para isso, contudo,teve de passar por uma série de reformas urbanas. A empreitada ficou a cargo da Comissão Construtora da Nova Capital, chefiada por Aarão Reis.

O projeto urbanístico ficou pronto em maio de 1895 e era inspirado em cidades como Washington e Paris. No centro, o traçado geométrico estabelecia um padrão de ruas retas, uma espécie de quadriculado, com avenidas dispostas em diagonal. A área suburbana deveria crescer mais tarde. Ao redor, haveria uma área rural que deveria abastecer a cidade com produtos agrícolas.

Acesse “Belo Horizonte [Cartográfico] : planta geodesica, topographica e cadastral da zona estudada”, disponível da BNDigital, em:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_cartografia/cart168278/cart168278.jpg

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: