Nascido em Mogúncia, ou Mainz, em 1398 ou 1400, Gutenberg é conhecido como o Pai da Imprensa, invento que revolucionou a propagação e a circulação do conhecimento. Durante seus anos de pesquisa, desenvolveu uma técnica de impressão em papel com tipos (caracteres) móveis, feitos com uma liga de chumbo e antimônio e fixados em um molde ou matriz, que permitia combinações e recombinações e o reaproveitamento do material. Era Gutenberg, também, quem fabricava as tintas que aplicava sobre os tipos.
Em homenagem ao aniversário de morte do inventor alemão, a Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza, para consulta e download, a Bíblia de Mogúncia. Impressa em 1462, a obra é o incunábulo impresso da tradução em latim da Bíblia, por Johann Gutenberg, e marca, também, o início da produção em massa de livros no Ocidente. É o incunábulo mais antigo da Biblioteca Nacional, que dispõe de dois exemplares.
Para acessar a Bíblia de Mogúncia, visite: http://bit.ly/1vW6l0d
Conheça mais sobre Johannes Gutenberg em: http://bndigital.bn.gov.br/acervodigital/
#Gutenberg #FBN #BibliotecaNacional #BN #TiposMoveis #BibliadeMoguncia #Moguncia #ObrasRaras
Tags: 1492, 3 de fevereiro, Acervo FBN, Bíblia de Mogúncia, Biblioteca Nacional, BN, bndigital, fundação biblioteca nacional, Gutenberg, obras raras, Tipos Móveis
fevereiro 3, 2017 às 15:33 |
Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.