FBN | 23 de fevereiro: dia nacional do surdo-mudo

ines2

 

No dia 23 de fevereiro é comemorado no Brasil o dia nacional da pessoa surda-muda. De acordo com a Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi), da Universidade Federal de Juiz de Fora, essa deficiência é causada pela falta de percepção da audição e da fala. Tais limitações, contudo, não alteram em nada a capacidade de aprendizado do indivíduo.

No Brasil, O INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) atende em torno de 600 alunos, da Educação Infantil até o Ensino Médio. A arte e o esporte completam o atendimento diferenciado do INES aos seus alunos. O ensino profissionalizante e os estágios remunerados ajudam a inserir o surdo no mercado de trabalho. O Instituto também apóia o ensino e a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e ainda atende a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social.

ines1

Em homenagem à data, a Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza as reportagens do jornal A NOITE e do Correio da Manhã sobre a Olimpíada Nacional de Surdos (http://bit.ly/2ld7Vt5) e sobre o Centenário do INES (http://bit.ly/2lv32hV).

Explore a Hemeroteca Digital em: bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/

#FBN #INES #Surdos #BibliotecaNacional #BN #HemerotecaDigital

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: