FBN | Memórias do Carnaval: Registros do Carnaval da Coleção Arthur Ramos

O Arquivo Arthur Ramos é um conjunto de aproximadamente 4.860 documentos produzidos ou acumulados pelo médico, etnólogo e professor Arthur Ramos (Pilar – AL, 7 de julho de 1903 — Paris, 31 de outubro de 1949). A tipologia inclui folhetos, recortes de jornais, anotações sobre psiquiatria, etnografia, folclore e ciências sociais, originais de artigos, fotografias, desenhos e uma extensa correspondência do titular e de terceiros.

 

foto-carnaval-2

 

O acervo fotográfico é um precioso arquivo de imagens para estudiosos de Ciências Sociais e Humanas, pois contém registros únicos de manifestações culturais e religiosas nas décadas de 1930 e 1940. Aqui mostramos fotografias que retratam pessoas fantasiadas no Carnaval. Elas integram um conjunto relativo à cultura de matriz africana que inclui objetos de culto religioso, vestimentas, fantasias, entre outros temas.

Em 2016, o Arquivo Arthur Ramos recebeu o diploma do programa Memória do Mundo da UNESCO, um reconhecimento do seu valor como patrimônio cultural. A coleção, que se encontra sob a guarda da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional, está sendo digitalizada para facilitar o acesso aos pesquisadores. A maior parte do acervo fotográfico e da correspondência com cientistas sociais já está disponível no site da BN Digital.

 

foto-carnaval

 

Para ver outras coisas na BN digital acesse: http://bndigital.bn.gov.br/

Esta é uma contribuição da Divisão de Manuscritos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: