FBN | Documentos Literários – Dona Mystica, manuscrito de Alphonsus de Guimaraens

A Série Documentos Literários, contribuição da Divisão de Manuscritos, apresenta um manuscrito autógrafo do livro “Dona Mystica”, de Alphonsus de Guimaraens.

 

alphonsus-guimaraes

 

Afonso Henriques da Costa Guimarães nasceu em Ouro Preto, em 24 de julho de 1870, e faleceu em Mariana, no dia 15 de julho de 1921. Foi advogado e jornalista, tendo colaborado no jornal “A Gazeta”. Estreou nas letras com dois volumes de versos: “Dona Mystica” e “Setenário das dores de Nossa Senhora”, ambos publicados em 1899. Em 1902, publicou a obra que lhe daria mais projeção, “Kyriale”, já sob o pseudônimo com o qual se tornaria conhecido.

Alphonsus de Guimaraens é considerado um dos grandes nomes do simbolismo brasileiro. Seus poemas são marcados pelo misticismo, com influência da espiritualidade católica, e influenciados por poetas franceses como Paul Verlaine e Stéphane Mallarmé, de cuja obra foi tradutor. Um dos temas centrais de sua poesia é a morte da mulher amada, talvez pelo fato de ter perdido muito cedo sua noiva, Constança, filha de Bernardo Guimarães. Não obstante, ele se casou, mais tarde, e foi pai de vários filhos, entre os quais os escritores modernistas João Alphonsus (1901-1944) e Alphonsus de Guimaraens Filho (1918-2008).

 

 

alphonsus-guimaraes-2

 

“Dona Mystica” é um canto de amor a Constança, no qual, a cada estrofe, surge a ideia da idealização da mulher amada, porém inatingível, já que foi levada pela morte. O manuscrito com esse e outros poemas, datado de 1894 e com um desenho de capa assinado pelo irmão do autor, Archangelus (Arcanjo Augusto da Costa Guimarães, 1872-1934, também poeta), está na Divisão de Manuscritos e pode ser consultado na íntegra através do link da BN Digital:
http://objdigital.bn.br/…/mss_I_07_11_…/mss_I_07_11_048A.pdf

 

#FBNnamídia #FBN #BN #BibliotecaNacional #AlphonsusGuimaraens#poema #literatura #simbolismo 

Anúncios

Uma resposta to “FBN | Documentos Literários – Dona Mystica, manuscrito de Alphonsus de Guimaraens”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: