FBN | 29 de março de 1549 – fundação de Salvador

 

Em 1500, quando Pedro Álvares Cabral chegou a Porto Seguro, a região era habitada pelos tupinambás um dos povos tupis. Em 1º de novembro de 1501, a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos e acompanhada por Américo Vespúcio, cartógrafo e escritor italiano, descobriu a Baía de Todos os Santos. A baía reunia qualidades portuárias e de localização, o que a tornou referência para os navegadores, passando a ser um dos pontos mais conhecidos e visitados do Novo Mundo.

 

 

Décadas mais tarde, D. João III nomeou o militar Thomé de Sousa para ser o Governador-geral do Brasil e fundar, às margens da Baía, a primeira metrópole portuguesa na América. Ele chegou em 29 de março de 1549, com uma frota de colonos portugueses e fundou uma cidade-fortaleza chamada “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”, a primeira metrópole portuguesa na América. (Fonte: UFBA)

 

 

Em homenagem a Salvador e seus 467 anos, a Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza, para consulta e download, parte do seu acervo digital sobre a cidade.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: