FBN | 6 de abril de 1838: morre José Bonifácio de Andrada e Silva

Na ocasião do aniversário da morte de José Bonifácio (Santos, 13 de junho de 1763 — Niterói, 6 de abril de 1838), publicamos uma das “Cartas Andradinas”, como ficou conhecido o conjunto de 69 cartas enviadas pelos três irmãos Andrada – José Bonifácio, Martim Francisco e Antônio Carlos – ao jornalista e diplomata Antônio de Menezes Vasconcelos de Drummond, entre os anos 1824 e 1833.

 
Nessa correspondência acompanhamos as observações de José Bonifácio sobre os desdobramentos do processo de Independência, seu reconhecimento pelas províncias e pelos países estrangeiros, tratados e conflitos Inconformado com várias situações, o “Patriarca da Independência” usa, para se referir a seus inimigos políticos, termos empregados nas polêmicas jornalísticas da época, como “Corcundas”, “Pés de Chumbo” ou, quando a indignação leva a melhor sobre a verve irônica, simplesmente “Bandalhos”. Já o termo “Grã-pata” é utilizado para se referir ao governo brasileiro, no sentido de conceder benesses. Nem os membros da família real são poupados do seu fino sarcasmo, como mostra esta carta datada de 19 de novembro de 1825, referente ao reconhecimento da independência do Brasil.
 
“Enfim, poz o ovo a grã-pata e veiu a lume o decantado Tratado, que sahiu melhor do que esperava; ao menos temos Independência reconhecida, bem que a soberania nacional recebeu um coice na bocca do estomago, de que não sei se morrerá, ou se se restabelecerá com o tempo; tudo depende da conducta futura dos Tatambas. Que galanteria jocosa de conservar João Burro o título nominal de Imperador, e ainda mais de convir nisso o P. malasartes!”
 
Além de assuntos pessoais e de questões políticas, as cartas de José Bonifácio para Antônio Drummond tratam frequentemente de publicações ligadas à Ciência e à Literatura. Toda a coleção é de extremo interesse para o pesquisador, fornecendo um retrato em cores vivas do que foram os dias do mais ilustre dos Andrada durante o exílio na França e dando uma boa ideia de suas reações a propósito dos acontecimentos políticos no Brasil. O acervo é tão importante que, em 2014, recebeu a nominação de Memória do Mundo conferida pela UNESCO.
 
As cartas originais foram restauradas e se encontram sob a guarda da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional. Todas podem ser consultadas pelos links da Biblioteca Digital, bastando fazer a busca por “Cartas Andradinas”.
 
Confira o link para a carta de 19/11/1825:
 
 
Explore, também, a BNDigital em: bndigital.bn.gov.br
 
#JoséBonifácioAndrada #FBN #BN #BibliotecaNacional #FundaçãoBibliotecaNacional #IndependênciadoBrasil #Patriarca #MemóriadoMundo #Unesco #Cartas
Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “FBN | 6 de abril de 1838: morre José Bonifácio de Andrada e Silva”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: