FBN | 29 de maio de 1500: morre Bartolomeu Dias

Navegador português provavelmente nascido em Lisboa, descobridor do caminho para as Índias através do Atlântico, embora a coroa portuguesa tenha preferido entregar a Vasco da Gama o comando da grande expedição à Índia (1497). Capitão de um dos navios da expedição de Diogo de Azambuja à Guiné (1481), zarpou do Tejo (1487), à frente de três naus, para prosseguir a exploração da costa africana.

Ultrapassando o cabo do Padrão, atual Cape Cross, na Namíbia, ponto atingido anteriormente por outro português, Diogo Cão, descobriu a angra dos Ilhéus, atual baía Spencer, e o cabo da Volta, atual Dias Point. Driblando tempestade e calmarias atingiu o litoral africano e aportou na baía das Vacas, hoje de Santo Antônio ou Benguela, e aí pôs um padrão (marco de pedra), símbolo da soberania portuguesa. Forçado a voltar pela tripulação, pôs vários padrões nos principais pontos descobertos: a ponta do cabo das Tormentas, atual cabo da Boa Esperança, e o cabo da Volta, antes de chegar à Lisboa (1488). Acompanhou a frota de Vasco da Gama até as ilhas de Cabo Verde (1497) e dirigiu-se depois para a Costa da Mina, região da Costa do Ouro, hoje Gana.
No comando de um dos navios da frota de Pedro Álvares Cabral, participou da descoberta do Brasil. Morreu tragicamente de um naufrágio quando se dirigia para as Índias, ao contornar o cabo da Boa Esperança e Camões retratou-o poeticamente em Os lusíadas, no episódio do gigante Adama. (fonte: ufcg.edu.br).
Em homenagem ao navegador português, a Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza, para consulta e download, o diploma da “Associação de Socorros Mútuos Bartholomeu Dias”, em: http://bit.ly/2rgpn62
#FBN #BN #BartolomeuDias #BNDigital
Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: