FBN | Série de Documentos Literários – Dois bilhetes de Giuseppe Garibaldi

A Série Documentos Literários, contribuição da Divisão de Manuscritos, apresenta dois documentos assinados por Giuseppe Garibaldi (4 de julho de 1807 – 2 de junho de 1882), na ocasião do aniversário de sua morte.

Conhecido por seu papel na unificação da Itália, Garibaldi, curiosamente, nasceu em território pertencente à França: a região de Nice, que, na época, fazia parte do departamento francês dos Alpes Marítimos (pertenceu ao reino da Sardenha entre 1815 e 1860). Foi o segundo dos seis filhos de Domenico Garibaldi e Rosa Raimondi, que desejavam vê-lo seguir carreira acadêmica. Giuseppe, porém, preferia a vida ao ar livre e se tornou marinheiro, chegando a capitão da Marinha Mercante. Em 1833, entrou em contato com a sociedade secreta Jovem Itália, cujo objetivo era lutar pela unificação italiana; essa foi a maior das causas às quais Garibaldi passaria a dedicar sua vida.

Após uma fracassada insurreição da Sociedade Carbonária, Garibaldi se exilou no Rio de Janeiro. Lá travou contato com Luigi Rossetti, também ligado à Jovem Itália, com o qual viajou para o sul do país e se envolveu com a Revolução dos Farrapos, tornando-se comandante das operações por mar até a destruição da marinha farroupilha em Laguna (1839). Ali, Giuseppe conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, que se tornou sua companheira e passou à História com o nome de Anita Garibaldi (1821 – 1849). Ainda lutou no Uruguai antes de regressar à Itália, onde voltou a se envolver com as guerras da unificação e acabou por ser novamente exilado.

Garibaldi viajou pelo Pacífico e residiu nos Estados Unidos
antes de voltar à Europa. Foi marinheiro por algum tempo, depois se dedicou à agricultura; por fim, voltou ao cenário da guerra, da qual participou de forma intermitente durante as décadas seguintes. Lutou ainda pela França na guerra contra a Prússia e, já idoso, fundou a Liga da Democracia (1879). Morreu pacificamente em sua casa na ilha de Caprera, onde residia com a segunda esposa, Francesca Armosino. Por sua dedicação a tantas causas, não apenas na Itália mas em outros países, recebeu a alcunha de “Herói de Dois Mundos”.

A Biblioteca Nacional possui alguns documentos assinados por Garibaldi. Apresentamos dois deles, ambos datados do ano 1860. O primeiro é um salvo-conduto fornecido a Jean-Baptiste Henri Durand-Brager (1814-1879), pintor oficial da Marinha francesa. No prefácio de seu livro “Quatro meses da expedição de Garibaldi na Sicília e na Itália” (1861), Durand-Brager afirma ter conhecido o revolucionário no (rio da) Prata, uma das muitas partes do mundo que visitou e retratou em seus quadros. A obra narra uma parte da campanha de Garibaldi como comandante da chamada “Expedição dos Mil”, um episódio do movimento de unificação da Itália, que Durand-Brager diz ter presenciado e durante o qual, possivelmente, foi assinado o salvo-conduto.

O segundo documento também diz respeito a um pintor: o britânico Frank Vizetelly (1830-1883). Correspondente de guerra para “The Illustrated London News”, o primeiro jornal ilustrado do mundo, ele foi um dos maiores promotores da figura de Garibaldi, que retratou em diversos momentos e a quem se referia como um grande herói, “que faz e desfaz reis, um ousado revolucionário” (citação do livro “Garibaldi: invention of a hero” de Lucy Riall). Os dois se encontraram com certa frequência, como afirma o documento a que aludimos: um bilhete, em francês, no qual Garibaldi agradece a Vizetelly por sua presença amigável e pelo interesse na causa de seu país.

Ambos os documentos integram a Coleção José Carlos Rodrigues, que está sob a guarda da Divisão de Manuscritos.

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: