FBN | 22 de julho de 1935: criação do programa “A Hora do Brasil”

Há 82 anos, o presidente Getúlio Vargas criou o programa A Hora do Brasil, transmitido diariamente por todas as estações de rádio. O programa tinha o objetivo de divulgar os principais acontecimentos do país com uma abordagem informativa, cultural e cívica, além de informar sobre os atos do presidente da República. Mais tarde, seu nome mudou para A Voz do Brasil, sendo transmitido até os dias atuais.

No dia anterior a sua estreia, o jornal Gazeta de Noticias trouxe a seguinte matéria:

“Será transmittida, a partir de amanhã, para todo o paiz e para o extrangeiro. a “Hora do Brasil”

Evocando o finado “Programma Nacional” – Uma Conversa do sr. Lourival Fontes com os jornalistas de radio – O que será o novo serviço official de radio-diffusão”

“(…) O serviço de radio-diffusão à cargo do P. P. D. C., suspenso ha varios dias para uma reforma geral, voltará a ser irradiado a partir de amanhã, sobre a denominação “A Hora do Brasil”. No início da transmissão que será de 18,45 ás 19,45 horas, falará ao microfone, em nome dos jornalistas o nosso confrade Gilberto de Andrade, diretor da “A Voz do Radio” (…)”

a hora do brasil 2

Leia a matéria completa em: http://memoria.bn.br/DocReader/103730_06/5586

Além disso, o jornal A Noite: Supplemento: Secção de Rotogravura publicou uma foto do dia da inauguração do programa em seu periódico. Você pode acessá-lo através do link: http://memoria.bn.br/DocReader/120588/7440

a hora do brasil 1

Pesquise mais sobre a estreia do programa A Hora do Brasil nos periódicos disponíveis em nossa Hemeroteca Digital: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/

 

Deixe um comentário