FBN | 24 de julho de 1870: nasce Alphonsus de Guimaraens

Alphonsus de Guimaraens

Desenho de Garnier, M.J. (Acervo Iconografia Fundação Biblioteca Nacional).

Afonso Henriques da Costa Guimarães nasceu em Ouro Preto, em 24 de julho de 1870, e faleceu em Mariana, no dia 15 de julho de 1921. Foi advogado e jornalista, tendo colaborado no jornal “A Gazeta”. Estreou nas letras com dois volumes de versos: “Dona Mystica” e “Setenário das dores de Nossa Senhora”, ambos publicados em 1899. Em 1902, publicou a obra que lhe daria mais projeção, “Kyriale”, já sob o pseudônimo com o qual se tornaria conhecido.

casa de alphonsus 1

Casa onde morou e faleceu Alphonsus de Guimaraens, à rua Direita, em Mariana (Acervo Fundação Biblioteca Nacional).

Alphonsus de Guimaraens é considerado um dos grandes nomes do simbolismo brasileiro. Seus poemas são marcados pelo misticismo, com influência da espiritualidade católica, e influenciados por poetas franceses como Paul Verlaine e Stéphane Mallarmé, de cuja obra foi tradutor. Um dos temas centrais de sua poesia é a morte da mulher amada, talvez pelo fato de ter perdido muito cedo sua noiva, Constança, filha de Bernardo Guimarães. Não obstante, ele se casou, mais tarde, e foi pai de vários filhos, entre os quais os escritores modernistas João Alphonsus e Alphonsus de Guimaraens Filho.

alphonsus e esposa

Alphonsus de Guimaraens, em 1897, com a esposa d. Zenaide (Acervo Fundação Biblioteca Nacional).

Desde 1994, é realizado anualmente o Prêmio Literário Biblioteca Nacional onde são contemplados autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros. Nesse prêmio são avaliadas publicações nas categorias poesia, romance, conto, ensaio social, ensaio literário, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil. Em homenagem ao escritor Alphonsus de Guimaraens, o prêmio da categoria poesia leva o nome de “Prêmio Alphonsus de Guimaraens”. As inscrições para a edição de 2017 irão até o dia 08 de agosto. Para mais informações acesse o edital através do link: https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/editais/2017/0808-edital-publico-premios-literarios-fundacao-biblioteca//edital_premio_bn_2017_publicacao-3651.pdf

Pesquise mais sobre Alphonsus de Guimaraens em nosso acervo digital: http://bndigital.bn.gov.br/acervodigital/

#FBN #BN #FundaçãoBibliotecaNacional

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: