FBN | Documentos Literários: BWV – Catálogo de Obras de Johann Sebastian Bach

A Série Documentos Literários, contribuição da Divisão de Manuscritos, homenageia o músico e compositor Johann Sebastian Bach no aniversário de sua morte.

Imagem de Bach na Revista da Semana (RJ). Edição 00018 do ano de 1947: http://memoria.bn.br/docreader/025909_04/21125. Acervo Biblioteca Nacional.

Natural de Eisenach, na Alemanha, onde nasceu a 21 de março de 1685, Bach pertencia a uma família de tradição musical e não tardou a iniciar sua educação artística. Ficou órfão aos nove anos e foi viver com o irmão mais velho, organista na cidade de Ohdruf, onde Sebastian conseguiu um emprego como cantor. Com menos de quinze anos recebeu uma bolsa de estudos em outra cidade, Lüneburg, onde teve acesso à grande biblioteca de partituras iniciada pelo compositor Michael Praetorius (1571 – 1621). Essas seriam apenas as primeiras dentre as várias cidades em que viria a residir e trabalhar, desempenhando diversas funções ligadas à música. Foi instrumentista – especialmente organista -, encarregado do coro, compositor contratado pelas cortes de Weimar e de Köthen. A partir de 1723 seria o Kantor (professor do coro) e diretor musical da igreja luterana de São Tomás, em Leipzig, cargo que ocupou até sua morte, a 28 de julho de 1750.

Casado duas vezes (com sua prima distante, a soprano Maria Barbara Bach, e com Anna Magdalena Bach, também cantora, de quem se diz ter sido na realidade a autora de algumas composições atribuídas ao marido), Sebastian foi pai, ao todo, de vinte filhos, dez dos quais não sobreviveram à infância. Dentre os outros se encontram vários compositores. O legado musical foi igualmente prolífico: mais de mil composições, que percorreram praticamente todos os gêneros musicais conhecidos no Período Barroco, destacando-se as cantatas. Muitos de seus trabalhos têm inspiração ou temas religiosos.

Embora as composições de Bach estejam inseridas no contexto da música erudita, algumas peças são amplamente conhecidas do público geral, como “Jesus, Alegria dos Homens”, que encerra a Cantata 147 do catálogo de suas obras. Seu trabalho influenciou inúmeros compositores ao longo das gerações seguintes, entre os quais Heitor Villa-Lobos, que comporia entre 1930 e 1945 a série das “Bachianas Brasileiras”, fusão da técnica e do estilo de Bach com alguns elementos da música tradicional do Brasil.

Em 1950, bicentenário da morte de Bach, muitos estudiosos voltaram sua atenção para ele. Foi quando surgiu o “Thematisch-systematische Verzeichnis der musikalischen Werke von Johann Sebastian Bach”, primeiro catálogo temático de sua obra, organizado por Wolfgang Schimieder, que contém a numeração conhecida como Bach-Werke-Verzeichnis” ou BWV. A Divisão de Música da Biblioteca Nacional possui um exemplar, que pode ser consultado através do link da BN Digital:

http://objdigital.bn.br/…/div_musica/mas210950/mas210950.pdf

Thematisch-systematisches verzeichnis der musikalischen von Johann Sebastian Bach [Livro] : Bach-werke-verzeichnis (BWV). Página 366.

Thematisch-systematisches verzeichnis der musikalischen von Johann Sebastian Bach [Livro] : Bach-werke-verzeichnis (BWV). Página 367.

#FBN #BN #FundaçãoBibliotecaNacional

Anúncios

Uma resposta to “FBN | Documentos Literários: BWV – Catálogo de Obras de Johann Sebastian Bach”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: