FBN | 31 de julho de 1795: morre Basílio da Gama

José Basílio da Gama nasceu em Tiradentes, MG, em 22 de julho de 1740, e faleceu em Lisboa, Portugal, em 31 de julho de 1795. É o patrono da cadeira n. 4 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Aluísio Azevedo.

basilio da gama

Desenho de Garnier, M.J. Acervo Iconográfico da Fundação Biblioteca Nacional.

Estudou no Colégio dos Jesuítas, onde faria o noviciado para professar na Companhia de Jesus. Com a expulsão dos jesuítas, em 1759, os que não eram professos podiam voltar à vida secular, pela qual optou Basílio da Gama. Viajou depois pela Itália e Portugal, de 1760 a 1767. Em Roma, foi recebido na Arcádia Romana sob o nome de Termindo Sipílio, com a proteção dos jesuítas, que teriam emendado os versos acadêmicos do poeta principiante e sem nenhuma produção importante.

No começo de 1767 estava no Rio de Janeiro e assistia ao lançamento ao mar da nau Serpente, de que faz menção no Uraguai (Canto terceiro), na “Ode II” e no “Soneto VI”. Em 30 de junho de 1768, estava de viagem para Lisboa, a bordo da nau Senhora da Penha de França, com o objetivo de matricular-se na Universidade de Coimbra. Chegando lá, foi preso e condenado ao exílio para Angola, como suspeito de ser partidário dos jesuítas.

Do desterro a que estava sentenciado salvou-o o Epitalâmio que escreveu às núpcias de D. Maria Amália, filha de Pombal. Este simpatizou com o poeta, perdoou-o e, depois de lhe conceder carta de nobreza e fidalguia, deu-lhe o lugar de oficial da Secretaria do Reino. Basílio identificou-se, desde então, com a política pombalina. Para conciliar as graças de Pombal, compôs O Uraguai, publicado em 1769 na Régia Oficina Tipográfica, de Lisboa.

Suas obras:

Epitalâmio às núpcias da Sra. D. Maria Amália, 1769.
O Uraguai, 1769.
Os Campos Elíseos, 1776.
Relação abreviada da República, 1788.
Lenitivo da saudade, 1788.
Quitúbia, 1791.
A declamação trágica, 1820. (Fonte: ABL)

Em sua homenagem a Biblioteca Nacional disponibiliza o livro O Uraguai para consulta no Acervo Digital. Você pode acessá-lo através do link: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/uraguai.pdf

Pesquise mais as obras de Basílio da Gama no Acervo Digital da Biblioteca Nacional: http://bndigital.bn.gov.br/acervodigital/

#FBNnamidia #bibliotecanacional #fundacaobibliotecanacional #literatura #poesia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: