FBN | 23 de agosto: Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e sua Abolição

O Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e sua Abolição é um momento singular para que a comunidade internacional possa conciliar o dever de recordar acontecimentos passados e a obrigação de situá-los em sua justa perspectiva histórica. (Fonte: UNESCO)

escravos

A Fundação Biblioteca Nacional deu início, em 2003, a um programa de edições e trabalhos de pesquisas que procura trazer à tona o que há de mais relevante em seu acervo, pondo em evidência a importância de suas coleções para o processo de reflexão sobre as realidades brasileiras e suas implicações históricas e sociais.

A participação da Biblioteca Nacional no Projeto Tráfico de Escravos lançado pela UNESCO se dá dentro desse contexto, por trazer a público uma pesquisa sobre o tema que, na sua fase inicial, registra o que de mais importante existe na instituição e que está disponível para pesquisas e estudos.

A pesquisa cujos resultados se registram na presente publicação se apresenta como uma primeira etapa do trabalho da Biblioteca Nacional para estudos mais aprofundados desse tema, que constitui matéria de primordial importância na formação da identidade nacional.

O dossiê sobre o Tráfico de Escravos no Brasil apresenta tópicos sobre tráfico e comércio de escravos, resistência negra à escravidão, o trabalho escravo no Brasil, movimentos abolicionistas e alforrias, cultura afro-brasileira e acordos internacionais e legislação sobre escravidão.

Leia o dossiê completo, acessando: http://bndigital.bn.gov.br/dossies/trafico-de-escravos-no-brasil/?sub=apresentacao-trafico-de-escravos-no-brasil%2F

#FBNnamidia #bibliotecanacional #fundacaobibliotecanacional

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “FBN | 23 de agosto: Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e sua Abolição”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: