FBN | Documentos Literários: 27 de outubro de 1892 nasce Graciliano Ramos

“Estou selvagem, estou completamente selvagem”: Carta de Graciliano Ramos a Nelson Werneck Sodré

A Série Documentos Literários, contribuição da Divisão de Manuscritos, homenageia o escritor Graciliano Ramos no dia de seu aniversário.

Tido como uma dos maiores autores brasileiros, Ramos nasceu em Quebrangulo (AL) a 27 de outubro de 1892. Entre seus muitos romances estão obras-primas como “Vidas Secas”, “Angústia” e “São Bernardo”. Também escreveu contos, crônicas e o famoso livro infantojuvenil “A Terra dos Meninos Pelados” (1939). Outra obra bastante conhecida é “Memórias do Cárcere”, que traz um relato vívido dos meses que o escritor passou na prisão, devido ao seu envolvimento com o Partido Comunista. O livro foi publicado oito meses após a morte do autor, que ocorreu a 20 de março de 1953, e um trecho do manuscrito original foi doado à Biblioteca Nacional, que também possui algumas cartas e outros documentos do escritor alagoano.

 

A carta aqui apresentada foi enviada por Graciliano a Nelson Werneck Sodré, a 12 de novembro de 1938. Nela, depois de se desculpar pela preguiça que o faz atrasar sua correspondência, o escritor promete entrar em contato com vários donos de jornais que poderiam publicar os artigos de Sodré, além de agradecer os elogios que fez a sua obra em “O Jornal”. Crítico imparcial e exigente, Nelson Werneck Sodré afirmava que o romance brasileiro deveria procurar ir além do regionalismo, sendo Graciliano Ramos um dos escritores a quem mais elogiou em suas resenhas.
Para ler a carta, acesse o link da BN Digital: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1349391.jpg

Veja também o artigo sobre o trecho do original de Memórias do Cárcere:
https://blogdabn.wordpress.com/2017/01/06/fbn-serie-documentos-literarios-paraiba-um-trecho-manuscrito-de-graciliano-ramos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: