FBN | Documentos Literários: O Monstro Marinho de Albrecht Dürer.

A Série Documentos Literários, contribuição da Divisão de Manuscritos, presta uma homenagem ao artista alemão Albrecht Dürer no aniversário de sua morte.

Um dos maiores nomes do Renascimento europeu, Dürer nasceu a 21 de maio de 1471 em Nuremberg, Alemanha. Seu pai era ourives, e o filho chegou a ser seu aprendiz no ofício, mas, ainda na adolescência, seu talento acabou por encaminhá-lo para as artes. Ele estudou na oficina de Michael Wolgemut, a mais renomada de Nuremberg, foi pintor da corte de Maximiliano I e viajou por vários países da Europa, aperfeiçoando sua técnica em várias artes, uma vez que, além de gravador e pintor — considerado o primeiro grande mestre da aquarela –, Albrecht Dürer foi também arquiteto, matemático, perito em geometria e teoria da arte. Faleceu em sua cidade natal, a 6 de abril de 1528

Alemão

(A Biblioteca Nacional possui uma cópia da gravura de Dürer, que está disponível na BN Digital)

Os artistas do Renascimento alemão haviam incorporado a tradição de pintores flamengos, e o trabalho de Dürer viria a dialogar também com os italianos, unindo o imaginário das obras clássicas àquele herdado dos povos do Norte da Europa. Na gravura chamada por ele apenas de “O Monstro Marinho”, que teria sido produzida em torno de 1498 durante uma viagem aos Países Baixos, Dürer retrata uma figura masculina coberta de escamas, segurando – e, aparentemente, conduzindo em seu dorso — uma mulher nua, que mantém a expressão plácida, ainda que algumas pessoas a distância pareçam alarmadas. Acredita-se que a intenção tenha sido retratar um episódio da mitologia grega, pois o personagem se assemelha a um tritão, mas também pode ter sido, ao menos em parte, inspirado nas lendas germânicas acerca das ondinas que habitam os rios como o Reno e o Danúbio.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: