A Série Documentos Literários, contribuição da Divisão de Manuscritos, comemora o Dia do Hino Nacional Brasileiro.

A música do hino foi composta por Francisco Manuel da Silva, em 1822, com a finalidade de ser tocada por bandas marciais em comemoração à independência do Brasil. Movimentos em torno da abdicação de D. Pedro em 1931 popularizaram a melodia, com versos diferentes dos atuais – a data da comemoração, 13 de abril, é alusiva à partida de D. Pedro para a Europa.

hino1

Após a Proclamação da República, o Marechal Deodoro da Fonseca promoveu um concurso para escolher um novo hino, do qual participaram nomes consagrados como Alberto Nepomuceno, Francisco Braga e Leopoldo Miguez. O último foi o vencedor, mas, diante dos protestos populares, determinou-se que a composição, com letra de Medeiros e Albuquerque, fosse chamada de Hino da Proclamação da República (Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!) enquanto a música de Francisco Manuel da Silva permaneceu como Hino Nacional.

hino2

Até 1906, não havia uma letra oficial para o Hino; várias versões circulavam no país. Realizou-se, então, novo concurso, um longo processo do qual saiu vencedor o poeta Joaquim Osório Duque Estrada. A letra escrita por ele tem características parnasianas quanto à forma e alude a escritores do século XIX, com homenagem direta a Gonçalves Dias (Nossos bosques têm mais vida) e ao ufanismo heroico dos escritores românticos (Verás que um filho teu não foge à luta). O Hino Nacional com autoria de Francisco Manuel da Silva e Duque Estrada foi oficializado por decreto em 1922.

A Divisão de Manuscritos possui um projeto de letra do Hino, datado de outubro de 1909 e assinado por Duque Estrada. Notem-se as pequenas mudanças em relação à letra atual.

O documento pode ser consultado na BN Digital através do link:
http://objdigital.bn.br/ac…/div_manuscritos/mss_49_2_013.pdf

Uma resposta to “A Série Documentos Literários, contribuição da Divisão de Manuscritos, comemora o Dia do Hino Nacional Brasileiro.”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: