FBN | Documentos Literários: Rio Branco, patrono dos diplomatas.

A Série Documentos Literários, contribuição da Divisão de Manuscritos, lembra a figura do Barão do Rio Branco, em cujo aniversário se comemora o Dia do Diplomata.

José Maria da Silva Paranhos Júnior (Rio de Janeiro, 20 de abril de 1845 – 10 de fevereiro de 1910) foi advogado, geógrafo, historiador e, claro, diplomata, tendo atuado brevemente como jornalista e como professor no Colégio Pedro II. Ainda no período imperial, tornou-se deputado e iniciou sua carreira diplomática como cônsul geral do Brasil em Liverpool. Recebeu o título de Barão do Rio Branco nos últimos anos do Império e continuou a se assinar “Rio Branco” até o fim da vida, assim prestando uma homenagem a seu pai, o político, militar e também diplomata Visconde do Rio Branco. Atuou em inúmeras questões nacionais, foi presidente do IHGB e membro da Academia Brasileira de Letras.

Foram muitas as contribuições de Paranhos Júnior no campo das relações exteriores, com destaque para sua atuação em questões de limites e fronteiras. Entre outras vitórias, ele assegurou para o Brasil uma parte dos estados de Santa Catarina e do Paraná, em litígio contra a Argentina; pôs fim ao conflito com a Bolívia, relativo ao território do Acre, hoje um estado cuja capital leva seu nome; e obteve ganho de causa numa disputa com a França, mediada pela Suíça, relativa à fronteira do território do Amapá com a Guiana Francesa.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Divisão de Manuscritos é depositária de vários documentos referentes ao Barão do Rio Branco, assim como correspondência enviada e recebida pelo diplomata. Muitos estão digitalizados, como esta carta enviada ao jornalista José Carlos Rodrigues, na qual Rio Branco trata da sentença na questão do litígio entre a França e o Brasil.

A carta pode ser acessada no link da BN Digital: http://objdigital.bn.br/…/div_man…/mss1351938/mss1351938.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: