FBN | Documentos Literários: Fragmentos de um romance do visconde de Taunay.

A Série Documentos Literários, contribuição da Divisão de Manuscritos, apresenta algumas páginas do original do livro “Lágrimas do coração”, de Alfredo d´Escragnolle Taunay.
 
Mais conhecido pelo título de Visconde de Taunay, o autor (Rio, 22/01/1843 – 25/01/1899) foi engenheiro militar, professor, escritor e historiador, entre outras atividades. Lutou na Guerra do Paraguai, foi deputado pela Província de Goiás e, mais tarde, presidente da província de Santa Catarina (junho de 1876 a janeiro de 1877). Como escritor, é conhecido especialmente pelo diário de guerra “La Retraite de Laguna” (1871, primeira edição em francês) — e o romance “Inocência” (1872), publicado inicialmente em folhetins no periódico “A Nação”, sob o pseudônimo de Sílvio Dinarte.
 
O mesmo pseudônimo foi usado no romance “Lágrimas do Coração”, publicado em 1873 pela Editora F. Thompson. O livro, que na edição posterior receberia outro título – “Manuscrito de uma Mulher” –, é o primeiro romance urbano de Taunay, no qual retrata a sociedade burguesa fluminense na segunda metade do século XIX. A protagonista, e também narradora, é a jovem Corina, que se vê dividida entre o amor e a perspectiva de um casamento arranjado.
 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O fragmento do texto original está sob a guarda da Divisão de Manuscritos e pode ser consultado na sua íntegra na BN Digital através do link:

Uma resposta to “FBN | Documentos Literários: Fragmentos de um romance do visconde de Taunay.”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: