FBN | Documentos Literários: Nelson Werneck Sodré e o Pensamento Social Brasileiro.

A Série Documentos Literários, contribuição da Divisão de Manuscritos, apresenta o livro “A Ideologia do Colonialismo”, de Nelson Werneck Sodré.

 

nelson

Nascido em 1911, no Rio de Janeiro, o militar, crítico literário e pensador publicou seu primeiro artigo aos 13 anos de idade, na revista “A Aspiração”, publicada pelos alunos do Colégio Militar. Seguiram-se 75 anos dedicados à escrita, na qual tratou de diferentes temas – política, educação, literatura –, e militou incansavelmente pela causa nacional. Seu trabalho teve especial destaque na campanha “O Petróleo é Nosso”, bem como em estudos sobre a historiografia e a imprensa no Brasil. Ao falecer, em 1999, deixou publicados nada menos de 56 livros e mais de 2.600 artigos, publicados em jornais de grande circulação, como “Jornal do Brasil”, “Correio da Manhã” e “O Estado de São Paulo”, e nas principais revistas do país.

Um de seus livros mais importantes é “A Ideologia do Colonialismo”, no qual aprofunda a reflexão acerca do pensamento social brasileiro através da análise dos textos de pensadores e escritores dos séculos XIX e início do XX: Azeredo Coutinho, José de Alencar, Sílvio Romero, Euclides da Cunha e Oliveira Viana.

A obra foi publicada em 1961 pelo ISEB – Instituto Superior de Estudos Brasileiros, órgão criado dentro do Ministério da Educação e Cultura, criado em 1955 e extinto em 1964.

 

Está disponível, em sua versão digitalizada, através do link da BN Digital: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasgerais/drg324668/drg324668.pdf

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: