FBN | Notas de Lima Barreto sobre a Divulgação de “Policarpo Quaresma”.

Em meio à atual discussão sobre os problemas do mercado editorial, a Série Documentos Literários, colaboração da Divisão de Manuscritos, apresenta um caderno do escritor Lima Barreto, no qual o escritor tomou notas sobre a distribuição e divulgação de seu livro “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”.

O romance, que segundo foi um precursor do Modernismo, saiu primeiro em folhetim no Jornal do Commercio, em 1911. Como livro, foi publicado em 1915, às custas do autor, que tomou a si a tarefa de divulgá-lo, fornecendo exemplares a jornalistas e críticos da época. O caderno traz anotações feitas a esse respeito, listando nomes de periódicos e de pessoas como Olavo Bilac, Bastos Tigre e Ruy Barbosa, bem como os endereços de entrega. Também inclui outras notas e um texto que pode ser o rascunho de uma carta, de uma crônica ou simplesmente um desabafo:

“O Polycarpo

Meu livro sahiu há quasi um mez. Só um jornal falou sobre elle três vezes (de sobra). Em uma dellas Fabio Luz assignou um artigo bem agradavel, que sahiu nas vesperas do Carnaval. Ninguém pensava em outra cousa. Passou-se o Carnaval e Portugal teve a scisma de provocar guerra com a Allemanha.  As folhas não se importaram com outra cousa (…) E não têm tempo de falar no meu livro, os jornaes, estes jornaes do Rio de Janeiro.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao contrário do primeiro romance de Lima Barreto — “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, de 1909 –, “Policarpo Quaresma” foi bem recebido pelo público e pela crítica. Isso, porém, não livrou o escritor de dificuldades financeiras, nem do preconceito social e racial que o acompanhou durante toda a sua carreira, aproximando-o de seu herói, o idealista e incompreendido Major Policarpo.

O caderno integra a Coleção Lima Barreto, que está sob a guarda da Divisão de Manuscritos e, em 2017, foi nominada pelo programa Memória do Mundo da UNESCO. O documento foi digitalizado e pode ser consultado através do link da BN Digital:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1428168/mss1428168.pdf

Anúncios

Uma resposta to “FBN | Notas de Lima Barreto sobre a Divulgação de “Policarpo Quaresma”.”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: