A Série Documentos Literários, colaboração da Divisão de Manuscritos, apresenta o Inventário Analítico do Arquivo Tobias Monteiro, no qual são disponibilizados os registros de um dos mais importantes conjuntos documentais sob a guarda da Biblioteca Nacional.
Tobias Monteiro (Natal, 1866 – Petrópolis, 1952) foi um dos maiores historiadores brasileiros, além de político – foi senador pelo Rio Grande do Norte — e jornalista. Segundo José Murilo de Carvalho, foi seu trabalho de pesquisa, recolhendo depoimentos sobre a situação financeira do país, que fez Monteiro se interessar por História do Brasil. O arquivo inclui muitos documentos que serviram de base a seus livros sobre a Regência e o Segundo Reinado, além de outros produzidos pelo Barão de Penedo (que tratam de importantes questões políticas, como a Questão Christie, e religiosas, como o conflito do governo brasileiro com os bispos) e os arquivos do Duque de Caxias, do Marquês de Olinda e do Visconde do Uruguai, relevantes para a história diplomática dos países platinos.
Outro destaque é o conjunto referente a D. Pedro II, que inclui 32 fotografias, entre as quais várias de personagens do Império, e correspondência original de membros da família imperial, tais como as cartas de amor de D. Pedro II para a Condessa de Barral e Eponina Otaviano.
Os documentos ainda não foram digitalizados, mas o Inventário, organizado pela curadora da Divisão de Manuscritos, Ana Lúcia Merege, está disponível pelo link da BN Digital http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_obrasgerais/bndigital0003.pdf.
outubro 6, 2018 às 02:30 |
Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.