Curso de Leitura e Criação de Poemas, na Casa da Leitura

Estão abertas as inscrições para o Curso de Leitura e Criação de Poemas da Casa da Leitura da Fundação Biblioteca Nacional (Rua Pereira da Silva, 86 – em Laranjeiras, no Rio de Janeiro). As aulas são gratuitas, com início no dia 01/03 e término em junho. O curso, ministrado pela professora e poeta Ângela Montez, baseia-se no estudo da técnica e na leitura de poetas brasileiros e estrangeiros contemporâneos. Os inscritos terão direito a certificados. As inscrições estão abertas nos meses de janeiro e fevereiro, na Casa da Leitura, sede do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler. Informações pelos telefones (21) 2557-7458 e 2557-7437 ou no site www.bn.br/proler 

PROFESSORA: Ângela Montez
FORMAÇÃO

Bacharelado e Licenciatura em Português-Literaturas (UFRJ)
Especialização: Criação Literária (UFRJ)
                          Literatura Portuguesa (UFRJ)
                          História do Rio de Janeiro (UFF)
Mestrado em Poética (UFRJ)
APRESENTAÇÃO

          O Projeto tem como fim instituir um curso anual, dividido em dois módulos, de Leitura e Criação de Poemas na Casa da Leitura/Proler, aberto ao público em geral.

 
JUSTIFICATIVA

    O projeto busca promover atividades voltadas para a leitura e criação de poemas. A poesia é considerada um gênero literário “difícil”, e sua leitura é geralmente empreendida por leitores especializados. Como consequência, vê-se a redução do público-leitor. Por outro lado, devido à violência vivenciada em suas mais diversas formas na cidade do Rio de Janeiro, o despertar do potencial lúdico e da sensibilidade mostra-se essencial para a constituição de novos caminhos de atuação social. A implementação do curso Leitura e Criação de Poemas pretende ampliar o número de leitores e escritores do gênero na cidade.
OBJETIVOS

• Democratizar o acesso do leitor e do não leitor à leitura da escrita poética contemporânea produzida no Brasil e em Portugal;
• Contribuir para a leitura da poesia escrita, considerada um gênero textual “hermético”, “difícil”;
• Formar leitores jovens e adultos que articulem leitura e cultura, para o exercício pleno da cidadania – “a leitura crítica dá a letra e o mundo, transforma o pensamento em ação”;
• Implementar o papel da Casa da Leitura como espaço de diálogo que objetiva “formar e multiplicar leitores” e, também, incentivar a produção de novos escritores.

METAS /PRODUTOS / RESULTADOS ESPERADOS

      O Projeto visa despertar no público em geral, o prazer da leitura de poesia, por meio de leitura e interpretação de textos em sala de aula. Por outro lado, visa incentivar o surgimento de novos escritores desse gênero literário. Seguindo as diretrizes do PROLER, busca, desse modo, promover ações de práticas de leituras, com o objetivo divulgar a obra de autores brasileiros e de formar leitores que articulem leitura e cultura e exerçam plenamente o direito de cidadania.
METODOLOGIA

       A partir da leitura de textos de poetas brasileiros e estrangeiros contemporâneos (com ênfase nos escritores portugueses), estudar as técnicas poéticas da modernidade e pós-modernidade. Sugestão de criação de textos dos alunos e debates sobre o fazer literário.
     
ESTRATÉGIA DE AÇÃO

      O projeto será divulgado para o público em geral, composto por pessoas maiores de 16 anos, por meio de site da Casa da Leitura, com inscrições em janeiro e fevereiro de 2012. Serão emitidos certificados ao final dos módulos. Serão publicados os trabalhos dos alunos escritos ao longo das aulas. Ao final de cada módulo, serão realizados um varal de poesia e um sarau com as criações dos alunos.
 
DETALHAMENTO DOS CUSTOS

       Não haverá custos, pois o curso será ministrado por uma funcionária da Casa da Leitura.
PRAZO DE EXECUÇÃO – Ano de 2012

1º. Módulo: 01 de março a 28 de junho

Aulas:

Março: dias 1/8/29
Abril: dias 5/12/19/29
Maio: dias 3/10/17/24/31
Junho: 14/21/28
 
2º. Módulo: 02 de agosto a 08 de novembro

Agosto: dias 2/9/16/23/30
Setembro: 6/13/20/27
Outubro: dias 4/11/18/25
Novembro: 1/8
HORÁRIO

5ªs. feiras – de 15:00 às 17:00h

9 Respostas to “Curso de Leitura e Criação de Poemas, na Casa da Leitura”

  1. Rafaela Sales Goulart Says:

    Gostei muito do projeto, pena que moro no interior de São Paulo. Poderiam ser promovidos cursos como este pela intenet.

    Abraço, Rafaela.

  2. Maria Cristina Rabello Lebre Says:

    Amei, vou me inscrever, sou poeta e escritora, meu blog é http://crislebre.blogspot.com, tenho um livro lançado “Olhos de Lince”, e um outro com um grupo de escritores em vias de ser lançado. Mto boa iniciativa, espero que consigamos fometar a poesia no Brasil cada vez mais, e este curso tb é um caminho para tal. Grande abraço

    Cristina Lebre

  3. Casa da Leitura abre curso gratuito para autores » Editorial Clube de Autores Says:

    […] Saiba mais em: https://blogdabn.wordpress.com/2012/01/16/583/#more-583 […]

  4. Mercimery Lucia Grilo Says:

    Que pena morar tão longe, Foz do Iguaçu, Paraná.
    Muito boa iniciativa, quem sabe em um breve tempo os senhores poderão faze-lo fora do Rio de Janeiro ou via Internet.Parabéns.

  5. Janete Says:

    Por favor, pensem na possibilidade de postar as aulas na Internet para alunas de fora do estado que se cadastrarem.

  6. vanda lúcia da costa salles Says:

    Que maravilha!!!

  7. Edna Vin Says:

    Boa noite,
    Gostaria de saber se ainda é possível se inscrever para esse curso.
    Só estarei de volta ao Rio de Janeiro dia 11 e março mas acredito que perder duas aulas não comprometeria o acompanhamento do curso.

  8. blogdabn Says:

    Oi, Mercimery e Janete. Temos sim a intenção de criar atividades on-line. Acompanhem as novidades por aqui e em nosso site: http://www.bn.br. Até logo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: