Trocando a bandeira: brasileiros em guerras estrangeiras

Edição de abril do “Biblioteca Fazendo Histórias” discute motivos que levam brasileiros ao front por outras nações

Brasileiros vão ao front por outras nações. Esse é o tema de abril do “Biblioteca Fazendo História”. O encontro “Trocando a bandeira: brasileiros em guerras estrangeiras” contará com a presença dos pesquisadores Aluizio Alves Filho e Fernando da Silva Rodrigues. O evento acontece no dia 17, às 16h, no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional. Entrada franca.

Fernando da Silva Rodrigues é historiador e professor da Universidade Severino Sombra (USS). Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lançou em 2011 o livro “Indesejáveis: instituição, pensamento político e formação profissional dos oficiais do Exército brasileiro (1905-1946)”. Já Aluizio Alves Filho é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor em sociologia pela Universidade de Brasília. O pesquisador tem trabalhos sobre José Inácio de Abreu e Lima. Militar brasileiro que lutou ao lado de Simón Bolívar na independência de países latino-americanos, o pernambucano é uma figura pouco reconhecida no Brasil.

O evento faz parte do projeto Biblioteca fazendo História. A série mensal de encontros discute temas relevantes da história do Brasil abordados em cada edição da Revista de História da Biblioteca Nacional. A presença no evento dá direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares. O debate também pode ser acompanhado em tempo real pelo site http://www.institutoembratel.org.br e pelo twitter da revista (@rhbn).

 

Trocando a bandeira: brasileiros em guerras estrangeiras

17 de abril na Biblioteca Nacional

Local: Auditório Machado de Assis (Rua México, s/nº – Centro – Rio de Janeiro-RJ – acesso pelo jardim)

Horário: 16h

Inscrições no próprio local

Entrada Franca (com direito a certificado de participação)

Informações (21) 2220-4300, ramal 215

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: