Maestro Ricardo Rocha apresenta “A Sagração da Primavera” na Casa da Leitura

Uma das peças musicais mais famosas do século XX, “A Sagração da Primavera” é apresentada hoje, 19/3, às 19h00, pelo maestro Ricardo Rocha. As versões para palco de Nijinsky (1913) e a de Pina Bausch (1975), são o destaque do primeiro encontro do Leituras Musicais, programa que faz parte do projeto “Terças Culturais” na Casa da Leitura da Fundação Biblioteca Nacional – FBN/MinC.

Imagem

A Sagração da Primavera influenciou e continua influenciando gerações de compositores. Composta em maio de 1923 por Igor Stravinsky, é marcada como um dos momentos mais importantes da música ocidental, que desde então nunca mais seria a mesma. O manifesto moderno da peça traz elementos musicais simples com inspiração na tradição popular russa, mas que são elevados a níveis de complexidade nunca antes usados na época.

O maestro Ricardo Rocha, tem marcado o cenário musical carioca com grandes montagens à frente da Cia Bachiana Brasileira, sucesso de público e crítica. Recebeu em 2009, na categoria Música Erudita, o prêmio mais importante concedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Já regeu grandes orquestras como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Sinfônica de Minas Gerais, Sinfônica Nacional e na Argentina, a Orquesta Sinfónica Nacional de Cuyo.

Sede do PROLER, a Casa da Leitura abre semanalmente as portas do seu teatro às 18h30 para palestras, conversas,  apresentações, rodas de leitura, exibição de filmes, debates e outras atividades. São convidados escritores, especialistas, professores, artistas, ilustradores, estudantes, críticos literários, grupos de poesia, contadores de história e gente de destaque em produções relacionadas à literatura, o livro e a leitura.  Os eventos são gratuitos, e cada um deles conta com uma platéia de público variado dependendo do assunto do dia.

 Leituras Musicais

19 de março na Casa da Leitura
Endereço: Rua Pereira da Silva, 86 – Laranjeiras – Rio de Janeiro
Horário: 19h00
Entrada Franca

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: