Brasília recebe oficina “Crítica do Audiovisual Brasileiro: Leituras Regionais”, premiada pela Bolsa Funarte / Biblioteca Nacional de Circulação Literária

As inscrições são gratuitas para a atividade que será realizada entre os dias 05 e 06 de dezembro de 2013, na Funarte Brasília.

Image

 

 

Estão abertas inscrições gratuitas para a oficina Crítica do Audiovisual Brasileiro: Leituras Regionais que será realizada em turma única nos dias 05 e 06 de dezembro, na Funarte Brasília. O projeto foi selecionado pela Bolsa Fundação Biblioteca Nacional / Funarte de Circulação Literária ao todo passará por cinco capitais, sendo que já foi realizada em Manaus e Teresina e após Brasília irá para Cuiabá e João Pessoa.

A atividade pretende reunir interessados em analisar e escrever sobre produções audiovisuais, especialmente as do contexto regional, privilegiando o esforço de compreensão das contribuições específicas que os filmes trazem para o debate artístico e social. O diálogo promovido pela crítica informa públicos, influencia realizadores, contribuindo para o desenvolvimento do setor audiovisual, de acordo com Sávio Stoco, mestrando em Artes Visuais pela Unicamp que ministrará a oficina.

“Com o vídeo digital a partir dos anos 2000, a produção audiovisual brasileira se tornou possível em muitas localidades onde antes era pouco praticada. A iniciativa desta oficina pretende dialogar com este movimento contemporâneo que tem fomentado a expressão de muitas realidades e imaginários. O desafio para o crítico é ter a sensibilidade de perceber as transformações que os filmes imprimem nos conteúdos que abordam”, disse Sávio que também é pesquisador do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas.

Praticada em ocasiões diversas, como em estudos acadêmicos, publicadas em jornais ou de forma independente em blogs e sites, a crítica audiovisual pode ser exercida por interessados de várias formações. O que inclui até realizadores audiovisuais interessados em refletir sobre seus próprios filmes.

As inscrições gratuitas podem ser feitas desde já pelo e-mail criticadoaudiovisual@gmail.com. A oficina, em turma única, será realizada na Sala de Dança Klauss Vianna da Funarte Brasília – Eixo Monumental , Setor de Divulgação Cultural – lote 02 (atrás da Torre de TV). A atividade da turma única irá compreender carga horária de 12h, das 9h-12h e 14h-17h em ambos os dias (05 e 06/12).  

 

SERVIÇO

OFICINA CRÍTICA DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO: LEITURAS REGIONAIS – BRASÍLIA

QUANDO: 05 e 06/12/2013 – 9h-12h e 14h-17h (turma única). 

LOCAL: Funarte Brasília (Sala de Dança Klauss Vianna) – Eixo Monumental , Setor de Divulgação Cultural – lote 02 (atrás da Torre de TV).

INSCRIÇÕES E DÚVIDAS: criticadoaudiovisual@gmail.com

TELEFONES: (11) 98105-0572 TIM

CAPACIDADE: 30 vagas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: