FBN I Acervo – Uniformes Militares do Rio de Janeiro Colonial

A Divisão de Manuscritos da BN disponibiliza para consulta online um livro manuscrito por José Corrêa Rangel de Bulhões denominado “Guarnição do Rio de Janeiro com seus uniformes e mapas do número de homens dos regimentos pagos e dos auxiliares”. O volume tem a data de 1786, embora algumas tabelas em seu interior sejam datadas de até três anos mais tarde, e informa que o autor era “ajudante de infantaria com exercício de engenheiro”.

O livro inclui quarenta e três desenhos aquarelados mostrando em detalhes os uniformes dos vários regimentos, intercalados com tabelas estatísticas relativas aos armamentos, ferramentas, número de militares por posto e respectivos soldos. Dessa forma, constitui-se em uma valiosa fonte de informação, textual e iconográfica, sobre o exército daquela época. Ao mesmo tempo, fornece questões para reflexão e discussão ao descortinar a existência de um “terço auxiliar de pardos libertos” e um “terço dos pretos forros”, o que torna patente a organização dos regimentos segundo critérios raciais.

José Corrêa Rangel de Bulhões (ca. 1749 – ca. 1800) foi um engenheiro militar, possivelmente formado pela Aula Militar do Rio de Janeiro, que proporcionava a seus alunos sólidos conhecimentos de matemática aplicada, de arquitetura, de táticas de guerra e de vários campos da engenharia. Um decreto de 19 de agosto de 1799 lhe concedeu a mercê de sargento-mor, um posto de alta patente no exército colonial e o mais alto que poderia alcançar com sua formação.

O engenheiro é autor de vários trabalhos ilustrados que tratam principalmente das fortificações situadas no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além de mapas, ilustrações botânicas e modelos de uniformes militares.

O documento foi digitalizado na íntegra e pode ser consultado acessando http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss_50_1_032.pdf.

Outros originais de Bulhões se encontram sob a guarda das Divisões de Manuscritos e Cartografia da Biblioteca Nacional, e alguns também já estão disponíveis através da BNDigital.

Referência do original:

RANGEL, José Corrêa. Guarnição do Rio de Janeiro com seus uniformes e mapas do número de homens dos regimentos pagos e dos auxiliares. [Rio de Janeiro], 1786. Proveniente da Coleção Castelo Melhor.

‪#‎FBNnamidia‬
‪#‎bibliotecanacional‬
‪#‎fundacaobibliotecanacional‬

Anúncios

Uma resposta to “FBN I Acervo – Uniformes Militares do Rio de Janeiro Colonial”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: