Brasiliana Fotográfica – A viagem dos reis da Bélgica ao Brasil sob as lentes de Guilherme Santos

Guilherme Santos. Chegada dos reis da Bélgica – Carro a Dumond vendo-se o rei Alberto I e o presidente Epitácio Pessoa, 1920. Rio de Janeiro, RJ / Acervo IMS

Guilherme Santos. Chegada dos reis da Bélgica – Carro a Dumond vendo-se o rei Alberto I e o presidente Epitácio Pessoa, 1920. Rio de Janeiro, RJ / Acervo IMS

No segundo post da série, o portal Brasiliana Fotográfica conta um pouco mais da visita do rei Alberto I da Bélgica ao Brasil, entre 19 de setembro e 15 de outubro de 1920. Foi a primeira visita realizada por um monarca europeu e sua esposa à América do Sul. O filho do casal, príncipe Leopoldo, futuro rei Leopoldo III, juntou-se a eles no princípio de outubro.

As fotografias do acontecimento foram produzidas pelo fotógrafo amador Guilherme Santos (1871 – 1966) e complementam as publicadas no primeiro post sobre o assunto, “Viagens do encouraçado São Paulo conduzindo os reis belgas em visita oficial ao Brasil“, publicado no último dia 19 onde foram destacadas as imagens da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

O convite formal para a visita dos reis da Bélgica foi feito por Epitácio Pessoa, então delegado do Brasil na Conferência de Versalhes, em 1919 e foi precedida por vários preparativos como a reforma do Palácio da Guanabara (O Paiz, 27 de abril de 1920), o restabelecimento da Ordem do Cruzeiro – criada por Dom Pedro I, em 1822, e a criação de um protocolo para recebê-los. Vários eventos foram programados para recepcionar os reis, desde festas públicas a jantares protocolares e visitas a instituições como ao Jardim Botânico e ao Instituto Oswaldo Cruz. Os soberanos também foram a São Paulo e a Minas Gerais.

Leia mais e acesse a galeria de fotos: http://brasilianafotografica.bn.br/?p=5950

#FBNnamidia
#bibliotecanacional
#fundacaobibliotecanacional

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Brasiliana Fotográfica – A viagem dos reis da Bélgica ao Brasil sob as lentes de Guilherme Santos”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: